Menus

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

 

Semana da Ciência

Na última semana, a escola promoveu mais uma Semana Interconcelhia da Ciência, iniciativa focada na interseção entre ciência e inteligência artificial, com atividades cada vez mais inovadoras e estimulantes. No dia da abertura, a biblioteca, em parceria com as disciplinas envolvidas na semana da ciência, convidou professores e alguns alunos para o momento de abertura, com a apresentação feita pelo aluno Ivo Rodrigues do 7.º G. O dia começou com uma referência incontornável quando se fala de escrita e ciência, o poeta António Gedeão, tendo o aluno do 9.º A Tomás Barbosa declamado o “Poema do Coração”; posteriormente, um grupo de alunos do 7.º A - Diana Esteves, Inês Freitas, Matilde Linhares, Matilde Tomé e o Rodrigo Sousa - encantou com uma interpretação musical, à capela, do poema “A Pedra Filosofal”. Os alunos, na entrada da biblioteca, fizeram a leitura do QR code para posteriormente responderem a um questionário relacionado com a inteligência artificial. Os visitantes tiveram a oportunidade de realizarem uma série de experiências estimulantes: além das práticas experimentais, como a observação à lupa, oficina de fósseis, puderam participar em sessões de visualização de vídeos sobre a inteligência artificial, jogos matemática, abrangendo os conceitos fundamentais dessa tecnologia emergente. As selfies da turma com o número 25, alusivo ao aniversário da escola, ou o sistema solar, usando a realidade aumentada e Geogebra, foram do agrado de todos.

É de destacar, também, o clube de robótica, com os alunos Martim Araújo, Maria Pimenta, Sofia Bettencourt 8.º D e Guilherme Cardoso, 8.º E, que promoveu atividades extremamente interessantes e inovadoras para os nossos visitantes. Utilizando vários artefactos eletrónicos construídos no clube, circuitos simples com led ou motor, árcade game com raspery pi e “como ensinar o teu robot”, a exposição foi muito elogiada. Os alunos do 1.º ciclo, a quem se destinou a maior parte das atividades deste clube, mostraram-se extremamente motivados para as atividades, percebendo-se, sem dúvida, que a inteligência artificial crescerá exponencialmente.

 A semana foi muito dinâmica, proporcionando um ambiente propício para uma aprendizagem diferenciada. Ficou evidente que o ensino prático desempenha um papel crucial no desenvolvimento educacional dos alunos, permitindo-lhes adquirir conhecimentos de uma forma mais intuitiva e motivadora.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário