Menus

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

 

O Amor Antes e Depois do 25 de Abril


A Biblioteca Escolar foi o cenário de um evento repleto de ternura e saudosismo. A professora de EMRC, em colaboração com os alunos do 6.º G, organizou um encontro intergeracional em parceria com a biblioteca. Após uma receção calorosa aos avós e a declamação do poema "Urgentemente" de Eugénio de Andrade, dedicou-se algum tempo às histórias narradas, na primeira pessoa, relativas ao início dos seus namoros antes do 25 de abril.

Os avós encantaram a audiência com as suas narrativas, compartilhando episódios de "perseguições" que eram comuns naquela época. Reviver aqueles tempos foi uma experiência gratificante. A plateia ouviu atentamente a realidade diferente vivida naqueles tempos, sendo colocadas várias questões aos avós pelos alunos, alguns netos dos convidados, enquanto a narração das histórias se desenrolava. Houve também um momento para um lanche recheado de doçura.

Para encerrar a atividade, os alunos guiaram os avós por uma visita pela escola, despertando a sua curiosidade ao olhar para dentro das salas e constatarem, in loco, uma realidade totalmente diferente da escola dos seus tempos de infância. A iniciativa culminou com os avós a experimentar a modalidade de boccia no ginásio.

Um agradecimento especial aos alunos do Espaço Mais, por terem feito os corações que foram oferecidos como lembrança. A importância desta iniciativa foi visível nos olhos e sorrisos de todos, sobressaindo a aprendizagem proporcionada pela partilha de vivências dos mais velhos e a interação e convivência harmoniosa entre diferentes gerações.

 

#rbe50anos25abril e #50anos25abril

Sem comentários:

Enviar um comentário