Menus

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Semana da Ciência 2016

 Realizada no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, entre os dias 21 a 25 de novembro, realizou-se a Semana da Ciência, envolvendo as Bibliotecas escolares do agrupamento, numa parceria com os Departamentos de Matemática, Ciência e Tecnologia, Pré-escolar e 1º Ciclo. Na escola-sede, as atividades incidiram sobre o tema “O Espaço”. As nossas atividades integraram a Semana da Ciência concelhia dinamizada pela Biblioteca Municipal/Bibliotecas escolares do concelho de Barcelos, na mesma semana.
Na escola-sede, a maioria das atividades foi realizada durante tempos lectivos. As turmas do 2º ciclo realizaram a Oficina “Experiências que vêm do espaço!” (CN) ou a Oficina “Experiências astronómicas” (FQ); as turmas do 7º ano assistiram a um episódio da série “Genius” de Stephen Hawking “GENIUS – Estamos sozinhos?” (FQ). As crianças dos JI de Aguiar, EBSVT, Sta Leocádia e Panque e os alunos do 1º e 2º anos da EBSVT deslocaram-se à BE da escola-sede e participaram na atividade “Vamos brincar com a ciência” (CN/9ºA e 9ºC/12ºA). As turmas do 8º ano assistiram à atividade “Ciência e Poesia / Homenagem a Rómulo de Carvalho, João Lobo Antunes e José Mariano Gago” (orientada pelo Prof. José Fernandes e um grupo de alunos do7ºE e 6ºC que contaram com a colaboração de Rafael Andrade e Assis Tomé).
Ao longo da semana, todos os alunos tiveram a oportunidade no seu tempo livre na Biblioteca ou no seu exterior de aprender sobre o Sistema Solar, com o vídeo no átrio “Um olhar sobre o Universo” (FQ), cartazes “BI dos planetas” elaborados por alunos do 7º ano - (FQ), Maquete “A Terra – um planeta muito especial” (CN), jogos/passatempos sobre o “Sistema solar” e “Descobre os pares de cientistas/os Cientistas e os seus inventos”, exploração do Google Earth (FQ/BE) e de deixar uma mensagem num Cartaz com o nosso planeta elaborado por alunos do 9º ano (CN) ““Protege o planeta” com apelos/mensagens à sua protecção. E a WEB Rádio da escola também participou neste evento, passando curtos vídeos "Um minuto de ciência por dia não sabes o bem que te fazia!". www.cienciaviva.pt/ .
Nas Bibliotecas do Pré- escolar/1º ciclo (Alheira, EBSVT, Carapeços) e nas escolas/jardins aderentes (JI Aguiar, Sta Leocádia, Silva, Alvito S. Pedro, Panque, EBSVT, Roriz, Campo e JI/EB Aborim e de Alheira) realizaram-se sobretudo atividades experimentais, um Workshop "Bolas de sementes" (Gabinete do Ambiente – Câmara Municipal de Barcelos), mas também exploração de histórias/poemas alusivos ao tema, pesquisas e atividades de expressão plástica.

Foi uma semana em que os nossos alunos viveram intensamente a Ciência!

Sem comentários:

Enviar um comentário