Menus

segunda-feira, 18 de abril de 2016

"Os Maias"



No dia 7 de abril foi a vez da turma 11ºA assistir ao filme “Os Maias” de João Botelho, na Biblioteca escolar, numa articulação com a disciplina de Português, como forma de consolidar o estudo da obra literária “Os Maias” e permitir aos alunos o contacto com outras realidades cinematográficas, que não o cinema comercial, tais como o cinema de autor e cinema português e levá-los a olhar o cinema não apenas como forma de entretenimento mas também de arte e conhecimento.


Algumas sinopses e comentários de alunos  relativamente ao filme

Sinopses

"Este filme conta-nos a história de uma família poderosa na sociedade de Lisboa; essa família são os Maias. Carlos Eduardo, neto de Afonso da Maia, formado em medicina, regressa em 1875 a Lisboa depois de uma grande viagem pela Europa. Já na sua terra Carlos junta-se a seu amigo João da Ega e este leva Carlos a viver algumas aventuras amorosas. Uma dessas aventuras e a mais especial foi com Maria Eduarda. Carlos, após vários encontros decide avançar na relação e pede a Maria para fugir com ele. Porém, passado algum tempo teve uma grande surpresa com o seu amor a Maria Eduarda pois ela não é quem ele esperava.”
João Pedro Gomes

"Afonso da Maia, velho, mais antigo do que o século, cria o seu neto, Carlos da Maia, em Santa Olávia, e nele vê a esperança de um futuro promissor. O amor ledo e cego de Carlos leva-o a cometer incesto. Será assim, o fim da família Maia? Alguém será capaz de evitar o amor ardente entre os dois jovens?”
Jessica Saleiro

"Reduzida a dois varões, Afonso e Carlos Maia, a família Maia instala-se na aterradora casa de Benfica, o Ramalhete. Todas as paredes transpiravam tragédias que levariam ao declínio da tão prestigiada família lisboeta.
Uma mulher bela e desconhecida aos olhos de todos, que esconde um segredo desconhecido até por ela é a chave para toda a desgraça final da família. O fruto proibido é sempre o mais apetecido e mesmo que o soubesse, Carlos não se impediu de o provar.
Diz-se que tudo tem dedo do destino, mas deve ter-se bastante atenção a ele, pois este pode ser o maior inimigo do sucesso e Carlos da Maia pode confirmá-lo.”
 Marlene Costa
Opinião crítica

"O filme é muito fiel ao livro e essa é uma das coisas que mais gostei. No entanto, achei alguns comportamentos de alguns atores muito forçados. No geral, gostei.” 
Mariana Andrade

"Considero positivo que o argumento se tenha mantido fiel à história de Eça. Outro aspeto positivo que destaco é o facto das personagens serem facilmente identificáveis, quer no aspeto físico quer pelo seu comportamento, retratando assim de modo idêntico as personagens da obra.
Sara Lima

"O filme está bastante interessante e retrata os aspetos mais importantes da obra. Está de acessível compreensão e não foge ao que está apresentando na obra. Os cenários feitos em papel dão um ar interessante ao filme. É um filme bom. "
Marlene Costa

" É um filme bem representado e um bom "resumo" da obra. Foi muito interessante e incentivou-me a terminar de ler o livro porque concerteza há mistérios que o filme não representa."
Mariana Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário